sexta-feira, setembro 29, 2006

Linda Martini – Linda Martini

“Se o nosso amor é um combate…”

“O chão que pisas sou eu…”

Duas frases que são a montra do EP de estreia dos Linda Martini. São quatro temas, dois instrumentais, dois cantados numa onda experimentalista e pouco comum na música em Portugal.

Há quem os compare aos Sonic Youth, eu discordo e sinto a procura e exploração musical dos LM mais influenciada por Pink Floyd. Seja como for a banda não imita ninguém e limita-se a ser como é, diferente.
A forma de escrita, a colocação das frases na música e estrutura das canções estão enquadradas de uma forma pouco comum, o que torna todo o ambiente ainda mais interessante.

Ouvi este disco no carro várias vezes num dia estava chuvoso. É o ambiente ideal para ouvir este trabalho urbano, cinzento. “Amor combate” é uma grande canção. Gosto mesmo muito.

Os LM têm andado a fazer o circuito de bares que ainda existe em Portugal, mas não se têm limitado só a isso. Estiveram presentes em alguns festivais de verão e também já levaram a língua Portuguesa a terras de sua majestade.
Inglaterra e Irlanda receberam esta banda sendo que em dois dos concertos foram cabeça de cartaz. Na Irlanda os LM venderam cerca de 100 cds o que mostra o quanto quem esteve presente nos concertos gostou da sua música. “Mesmo sem perceberem patavina das letras” (segundo o manager da banda).

Assisti ao concerto que os LM deram no Super Bock Super Rock deste ano. Devo dizer que não gostei. O som estava péssimo e notava-se que não se sentiam à vontade. Quando soube que não tinha havido ensaio de som percebi o porquê.
Acho que está na hora de as bandas começarem a dizer não! Quando não há condições é preciso dizer não! Ou corre-se o risco de se perder público em vez de ganhar. É esta a ideia que tenho, mas percebo que a bandas novas seja difícil recusar a exposição que um festival destes pode dar. Será que foi benéfico para o nome Linda Martini? Eu acho que não, aliás acho que não é bom para ninguém, festival incluído.

Não basta ter o palco e o sistema de som para as condições estarem reunidas. É preciso existirem os meios para essas mesmas condições funcionarem. Neste caso, tempo. Meia hora que seja de ensaio para cada banda na manhã do espectáculo é suficiente para as coisas correrem bem. Assim o público pode ter a verdadeira percepção da música e não só as bandas e público ganham com isso mas o próprio festival também.

Os Linda Martini são bons, em estúdio e em palco.

Este disco pode ser comprado na Fnac de Coimbra ou nos concertos da banda. A edição foi limitada a 500 unidades por isso apressem-se.

O futuro espera pelos LM, que se se mantiverem juntos, coesos e a trabalhar como até aqui têm feito chegarão com certeza onde querem chegar.

Banda: http:// lindamartini@hotmail.com

My Space: http://www.myspace.com/lindamartini

Editora: naked@naked.pt

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ouvi na Antena 3. Gostei, devia passar em mais rádios.

04:04  

Enviar um comentário

<< Home