quinta-feira, agosto 24, 2006

Jimmy Page and Robert Plant – No Quarter Unledded

“No Quarter Unledded” é o DVD que mais prazer me dá ver e ouvir. Robert Plant e Jimmy Page, juntos, são mágicos. Mágicos que com o filme contido neste disco nos levam atrás no tempo e nos guiam por sons misteriosos e exóticos. Há uma sensação de nostalgia em ouvir clássicos dos Led Zeppelin, mesmo que interpretados na actualidade, com arranjos e orquestrações diferentes. O baterista Michael Lee é fantástico (não é fácil interpretar John Bonham), o baixista Charlie Jones não é genial mas é competente. Robert Plant e Jimmy Page são únicos.

O sentimento que Plant dá a cada frase é simplesmente fabuloso. Page continua com a mesma atitude e o mesmo som que o caracterizaram no passado, mas a interpretação, tal como em Plant, é soberba. Na música os anos fazem a diferença, fazem mesmo.

Page toca com guitarras Gibson Les Paul Standart. Os amplificadores são um Fender Vibro King e um Vox AC-30. Na parte acústica aparece com uma Martin, uma Ovation de dois braços (6 e 12 cordas) e uma outra que não consegui identificar de 3 braços. Soam todas fantasticamente bem.

A mistura dos sons exóticos caracteristicos de Marrocos com o blues dá um resultado único que, acho, toda a gente merece ouvir. Esta mistela vem de longe na história dos Led Zeppelin e soa-me tão bem que simplesmente não consigo encontrar outras palavras para o descrever…

Todos os momentos deste filme são para saborear e mais tarde recordar. Destaco dois pela sua simplicidade e diferença:

- “City Don`t Cry” captado em Marrakech no que parece ser um castelo Árabe. A acompanhar Plant e Page aparecem 4 músicos Marroquinos.

- “The Truth Explodes” captado num mercado Marroquino. Plant e Page aparecem aqui a tocar no meio da multidão acompanhados por uma programação de precursão. A mistura do som da programação com o Vox AC-30 a debitar o som da Gibson Les Paul é indescritível. A magia da voz de Plant atinge aqui todo o seu misticismo.

Led Zeppelin - http://www.ledzeppelin.com/site_flat/index.html

Jimmy Page - http://www.jimmypageonline.com/11628.html

Robert Plant - http://www.robertplant.com/

8 Comments:

Blogger james said...

tal como o jimmy,eu tb tenho as minhas "influencias" vindas de marrocos...eheheheh!
o teu blog está a ganhar alma. 1 abraço

13:53  
Blogger Meideprak said...

É mais um da pentatónica !!! O Jimmy não brinca!

02:18  
Anonymous Anónimo said...

Também sou fã da pentatónica :-) Um abraço

11:02  
Anonymous Anónimo said...

James, temos de pegar nas acusticas e rumar a Marrocos um dia destes... deve ser uma experiencia brutal! Abraço

11:08  
Blogger PInacio said...

Elá...o gajo está maluco...ainda vão remar até Marrocos, não se esqueçam dos amigos! Sabonete ou gel tanto faz...tanto faz!!!!

Saudações musicais

07:44  
Anonymous Anónimo said...

pá, se forem a marrocos, tragam erva.

20:18  
Blogger PInacio said...

Ivan, com a "experiencia " do homem ainda acabamos a beber chá para as alergias (hehehe)...

Saudações musicais

03:24  
Blogger António Côrte-Real said...

:-) hehehehe

06:51  

Enviar um comentário

<< Home