sexta-feira, novembro 24, 2006

Europe – “Secret Society” – T&T Records – Sanctuary Records – 2006

Estávamos em 1986, na casa dos meus avós maternos, na Costa de Caparica e lembro-me de o meu pai perguntar o que queria eu de prenda no natal. “A cassete dos Europe!” Foi a resposta. Ao que o meu pai exclamou - a cassete!? Dou-te o vinil que tem mais qualidade! E foi assim que aos dez anos recebi o meu primeiro vinil “Europe – The Final Countdown”

Nesse ano e no seguinte lembro-me de este disco ter estado semanas a fio nos tops de venda mundiais, os 4 ou 5 singles que teve atingiram também os lugares cimeiros das suas tabelas. Na tv e na rádio só se via e ouvia Europe.

Fascinei-me com os cabelos compridos e deixei crescer os meus até à cintura. Na escola (4ª classe) tínhamos uma banda (a fingir claro!) em que construíamos guitarras de cartolina e fazíamos playback em cima de canções dos Europe.
A minha mãe passava-se com os posters na parede – Europe, Bon Jovi, Whitesnake. E com o vinil a rodar vezes sem conta na aparelhagem do meu pai (sempre que me apanhava sozinho em casa punha aquilo aos berros!).

Em 1988 saiu o disco seguinte, “Out Of This World”. Juntei todos os trocos que tinha lá em casa e corri para a loja de discos do Centro Comercial M. Bica onde o comprei. Fantástico tal como o anterior. Nem a mudança de guitarrista me chateou muito pois Kee Marcello é também um músico fantástico.
Este trabalho dos Europe já não teve o mesmo destaque a nível mundial, atingindo apenas as tabelas Americana e Japonesa.

Em 1991, “Prisoners in Paradise” passou completamente despercebido. Estávamos na era do grunge e as bandas de hard-rock começaram a ficar fora de moda.
Nirvana, Pearl Jam, Stone Temple Pilots, Sound Garden, entre outros, dominavam agora as tabelas, o air play de tv e rádio, capas de revistas, etc.

Os Europe meteram férias por volta desta altura. Os músicos da banda lançaram alguns discos a solo nos anos seguintes nunca tendo atingido a notabilidade que conseguiram em conjunto.

Agora, os Europe estão de volta. Podem chamar-me foleiro se quiserem, mas para mim eles estão de volta e melhor do que nunca. Em 2004 saiu o disco “Start From The Dark” produzido por Kevin Elson, o mesmo homem que produziu “The Final Countdown”. O som da banda actualizou-se, está mais escuro e pesado. Em 2005 saiu o dvd “Live From The Dark” gravado com a mítica sala Londrina The Carling Apollo Hammersmith Theatre completamente à pinha. O dvd não é genial mas para fãs é satisfatório.

A promessa de continuarem a gravar discos e tocar ao vivo cumpriu-se este mês com a edição de “Secret Society”.
Produzido pela banda, este trabalho é mais um disco excelente de um conjunto que não sabe fazer maus discos, estando para mim ao nível do melhor que a banda já fez.

Site: http://www.europetheband.com/

21 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"podem chamar-me foleiro se quiserem..."??? OK OK...FOLEIRO!!Eheh.

05:18  
Blogger PInacio said...

Foleiro não és. Os gostos não se discutem, lamentam-se.

Saudações musicais

06:27  
Anonymous Anónimo said...

afinal, os "contentores" dos Xutos não são a versão portuguesa do "final countdown" dos Europe ???

09:17  
Blogger António Côrte-Real said...

Hum... será que... não cantarolaram na altura? :-)
Oiçam o novo disco e aprendam tal como eu aprendi como se ressuscita e reinventa uma banda.
Um abraço

16:41  
Blogger António Côrte-Real said...

Olá anónimo :-)
Não me parece que os Xutos tenham feito alguma versão dos Europe. Mas em todo o caso também gosto dos "Contentores" aliás do disco "Circo de Feras"
Um abraço

16:43  
Blogger António Côrte-Real said...

Meu amigo Narciso, gostos não se discutem, é verdade, mas também acredito que não se lamentam. De qualquer maneira, os gostos podem evoluir,e isso é o que eu acho interessante!
Os exemplos vindos da Dinamarca são bons, mas nem todos... Este novo que nos estão a tentar impor na comunicação social parece-me bom para o patronato, apenas. O Zé e a Maria vão levar ainda mais porrada do que aquela que já levam. Não é que tenha alguma coisa a ver com as nossas palavras (minhas e tuas) mas este assunto esteve o dia inteira no meu pensamento e tinha de o exprimir em algum lado :-)
Um abraço e saudações musicais

16:51  
Blogger PInacio said...

Da Dinamarca, aconselho a Banda "MADRUGADA", a melhor coisa musical que descobri nos últimos anos.

Saudações musicais cá do Zé

01:27  
Blogger António Côrte-Real said...

Lembro-me. Tenho o disco que me ofereceste. Gosto.
Um abraço e saudações musicais

05:22  
Anonymous Anónimo said...

e curtem pink floyd ? MEN...

07:46  
Blogger Bb said...

lembro-me de tudo isso e muito mais...todos ouviam os bros e tu fiel aos europe...lá em casa todos conhecíamos a música de trás para a frente e da frente para trás...e eu, no alto dos meus tótos e com a minha barbie, so queria ouvir miniestar e ondachoque :)
beijo, da mana

08:04  
Blogger António Côrte-Real said...

Podes crer bb

É verdade, mas ainda hoje me interrogo como é que alguém gostava dos Bros... Provavelmente quem gostava interrogava-se do porquê de eu gostar dos Europe... ai está, são gostos. Assim sendo: não gostava e continuo a não suportar Bros hehehe
Bj

19:44  
Blogger António Côrte-Real said...

Eu curto Pink Floyd, muito. Estive na segunda noite em Alvalade acompanhado pela minha irmã. Um dos melhores concertos a que assisti até hoje.
The Wall é um dos meus discos preferidos.
abraço dom quixote

19:48  
Anonymous Anónimo said...

Isto ficou animado. É a prova que os Europe ainda mexem. Era fã incondicional destes senhores. E como a arte é intemporal, não me envergonho de ter bom gosto. Eh eh.

13:24  
Blogger António Côrte-Real said...

:-)

Boa Rui!

Um abraço

18:32  
Anonymous Anónimo said...

Eu nem vou falar dos europe, senão o toninho ainda me mata. BOM FIGADO PARA TODOS.

15:13  
Blogger Sara said...

Também gostava mas depois passou-me. :-) Bj

14:35  
Blogger António Côrte-Real said...

Não te mato mas dou-te um puxão de orelhas! hehe

17:58  
Anonymous Anónimo said...

Temos aqui uma versão muito simpática do final countdwon :

http://www.youtube.com/watch?v=-5Ym5g3DR1M

nem sempre é fácil cantar grandes canções, e the final countdown é uma grande canção ! aconselho a versão ao vivo 2006, com um som actual...

00:39  
Blogger António Côrte-Real said...

Boa onda David!

Já viste o DVD que eles lançaram?

Um abraço

18:03  
Anonymous Anónimo said...

Ainda não vi o DVD mas o que houvi dos Europe de hoje fez me relembrar que é mesmo uma grande banda !

Abraços

03:09  
Blogger LINA said...

18-07-2009-Sabem k dia é este...eu estive lá...na concentração motard de faro...e quem lá estavam como cabeça de cartáz, eles mesmo...EUROPE.
Foi fabulástico

10:49  

Enviar um comentário

<< Home