terça-feira, dezembro 04, 2007

Tou chateado (para não dizer f...)

E pronto. Fechou o cinema da minha infância...

Há coisas que não deviam mudar. Gostava de um dia poder levar o meu filho à magistral sala de cinema da Academia Almadense. Já não será possivel.

Lembro-me de ir lá em miúdo com os meus avós. Sempre que o Benfica jogava fora lá iamos nós ver o filme que a Academia exibia.

E.T (obriguei os meus avós a ver este duas vezes seguidas!), Top Gun, Rambo (hoje não suporto este filme mas na altura foi a familia toda, a sala estava pelas costuras...), Academia de Policia, A Missão, Aliens, eu sei lá... Obrigado Manuel e Florbela Alves! Obrigado por me aturarem. Obrigado por me terem apresentado a nossa cidade naqueles passeios de domingo de manhã e de domingo à noite depois das sessões de cinema!

Guardei os bilhetes todos durante anos, mas quando a papelada me começou a encher a secretária mandei-os fora. Não o devia ter feito, mas fiz. Porra, estou arrependido! Irritam-me as pessoas que dizem que nunca se arrependem de nada, porque é mentira!!!
Mais tarde, já adolescente, comecei a ir as sessões com os meus amigos de liceu (Nuno Chanoca, Amaral) ou com os meus padrinhos emprestados (Ana e Fernando).

As últimas vezes que lá entrei foi sozinho ou na companhia da minha familia mais próxima. Infelizmente já lá não entrarei com o meu filho.

Épicos como Senhor dos Anéis, Star Wars, aventuras como Indiana Jones, suspense e terror como Seven, Underworld ou ficções como Stargate, Regresso ao Futuro, Matrix, 12 Macacos... sei lá! Missão Impossivel, Doidos à Solta, Entrevista com o Vampiro... não vão ser a mesma coisa...

Desde que o Almada Forum abriu, que a única sala de cinema de Almada se ressente. Mesmo tendo um ecrã, aliás, um verdadeiro ecrã de cinema! Um sistema de som fantástico e o preço dos bilhetes muito em conta (3.80€) as pessoas deixaram de ir. Não percebo. Entre andar no meio da confusão de um centro comercial, respirar o seu ar viciado, comer a sua comida de plástico e pagar 5.20€ por uma salita de cinema... eu não entendo as pessoas.

A única vantagem seria, claro, a escolha de diferentes filmes. A Lusomundo tem 12 salas no Almada Forum. Mas entre ir ao Centro Comercial (pagar mais entre outras coisas) e ir à Academia Almadense, para quem gosta verdadeiramente de cinema, simplesmente não existe comparação.

Adeus Academia, espero voltar a ver-te, tocar-te, cheirar-te. E sim, por favor, ponham a tocar a mesma cassete que usaram durante 25 anos, com as mesma músicas porque isso faz parte da minha infância, faz parte daquilo que hoje sou e de que me orgulho... (Sweet Home Alabama!!!)

Até sempre

3 Comments:

Blogger PInacio said...

Muito cuidadinho com os escritos que para aqui andam...mais dia, menos dia os Blogs vão pelo mesmo caminho, há vão, vão!!!

Saudações ASAEenses

04:19  
Anonymous Anónimo said...

É por isso que vivemos em democracia! :-)

Esqueci-me de um pequeno (grande) ponto! Já foram instalados no Almada Forum as máquinas para pagamento de parque de estacionamento... a coisa ainda vai ficar mais cara! Será que assim as pessoas se vão lembrar que em Almada existia uma sala de cinema fantástica com optimos preços e que nem se pagava para estacionar o carro??

Abraços Narciso!

08:51  
Blogger AtticRock said...

Apesar de infelizmente já não viver nessa margem do Tejo tenho muita pena que a grande Academia tenha fechado.
Também lá vi dezenas de filmes, aliás lembro-me bem de ouvir vezes sem conta a banda sonora do Forrest Gump na qual se encontra o tal Sweet Home Alabama dos Lynyrd.

16:24  

Enviar um comentário

<< Home